top of page

Vacina bivalente para Covid-19: Tire as dúvidas sobre a nova etapa da campanha

  • Foto do escritor: SC Noticias
    SC Noticias
  • 27 de fev. de 2023
  • 2 min de leitura

Ela pode tanto substituir a terceira ou a quarta dose daqueles que estão atrasados, como ser uma quinta para quem está com o esquema anterior em dia.




Por Bernardo Yoneshigue, O Globo


Nesta segunda-feira, está previsto o início de uma nova campanha de vacinação no Brasil com os imunizantes contra a Covid-19. Para determinados grupos, será indicada uma nova dose de reforço com as versões adaptadas das vacinas, as chamadas bivalentes, que ampliam a proteção contra a variante Ômicron do novo coronavírus.


Já para a maior parte da população, os esforços serão concentrados em elevar a adesão à terceira e à quarta dose com os imunizantes originais, que já estão disponíveis nos postos de saúde, porém com a cobertura aquém do desejado.


Como desde que teve início, em 2021, a vacinação no país adaptou-se às novas evidências científicas sobre a duração da proteção e necessidade de doses adicionais, os esquemas vacinais podem provocar dúvidas. Por isso, o GLOBO conversou com a médica pediatra e diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Isabella Ballalai, e explica em detalhes os próximos passos da campanha no Brasil e qual é a indicação das autoridades sanitárias para cada caso.


1 - O que são as novas vacinas bivalentes?


As vacinas utilizadas desde 2021 são chamadas de monovalentes, pois foram feitas com apenas uma versão do novo coronavírus – a que foi identificada ainda no final de 2019. No entanto, como o Sars-CoV-2 evoluiu com o passar dos anos, os laboratórios Pfizer e Moderna desenvolveram novas formulações chamadas de bivalentes.


2 - Para quem está indicada a vacina bivalente?


No momento, a dose é orientada aos grupos prioritário. Ela pode tanto substituir a terceira ou a quarta dose daqueles que estão atrasados, como ser uma quinta para quem está com o esquema anterior em dia. O intervalo para a aplicação é de quatro meses após a última. O imunizante não será ofertado, ao menos por ora, para a população geral.


3 - Quando posso tomar a vacina bivalente?


No total, aqueles elegíveis para receber a bivalente totalizam 52 milhões de brasileiros, segundo estimativas do Ministério de Saúde. De acordo com o cronograma de entregas da Pfizer, 38 milhões de doses da vacina já foram enviadas ao Brasil, e mais 10 milhões devem chegar até junho.


A vacinação será escalonada em etapas, de acordo com o envio das doses aos estados e com o recebimento das novas levas pela Pfizer.


4 - A população geral receberá a dose bivalente?


Em alguns países, como Chile e Estados Unidos, a bivalente é indicada à população geral. Porém, não há planos para que pessoas de fora dos grupos de risco, como as abaixo de 60 anos, recebam indicação para a nova dose da vacina no Brasil.


5-Terá quinta dose para a população geral da vacina monovalente?


Por mais que a bivalente não esteja nos planos atuais do governo para as pessoas de fora do grupo de risco, há também a dúvida se será indicada uma nova dose – que para a maioria das pessoas seria a quinta – do imunizante original. Isabella afirma que isso é alvo de debate, mas ainda não foi decidido.

Comments


Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
bottom of page