Titular da Sesab responde a prefeitura sobre UTI pediátrica
- SC Noticias
- 14 de mar. de 2022
- 2 min de leitura
adélia Pinheiro citou investimentos em Jequié e Ilhéus e destacou a ampliação da estrutra hospitalar da Sesab nos últimos 15 anos
Adriano Villela

Indagada sobre a cobrança da prefeitura de Salvador em relação a novos leitos de UTI pediátrica na Bahia, a secretária da Saúde do Estado, Adélia Pinheiro, assegurou nesta segunda-feira (14) que estes investimentos têm sido feitos pelo governo estadual. “Nós estamos fazendo aportes, sim, na ampliação de leitos de UTI pediátricas em Ilhéus e em Jequié (por exemplo). Essa é a responsabilidade do governo da Bahia, que vem sistematicamente ampliando o número de leitos”, declarou.
Na semana passada, o Ministério Público do Estado (MP-BA) cobrou das secretarias municipal de Saúde de Salvador (SMS) e de Saúde do Estado (Sesab) sobre os altos percentuais de ocupação dos leitos Covid-19 para o público infantil. Ao comentar o caso, o prefeito Bruno Reis ressaltou que 70% dos pacientes que ocupam as 20 vagas de Salvador são de pessoas no interior.
Para Adélia Pinheiro, que participou da inauguração do Centro de Hemorragia Digestiva do Hospital Geral Roberto Santos nesta segunda, a ampliação de leitos tem sido constante na Sesab antes mesmo da pandemia. “Nos úlltimos 15 anos, nós (da Sesab) ampliamos no estado da Bahia 2,5 mil leitos hospitalares. Isso nunca se viu antes.Nos últimos sete anos, foram 1,5 mil leitos”.
Sobre o atual estágio da Covid-19, Adélia Pinheiro afirmou na conversa com a imprensa que queda de casos de infecção pelo novo coronavírus tem tido ritmo menor os últimos dias. A ocupação hospitalar está na faixa de 30%, mas a cobertura vacinal permanece merecendo um alerta. “Ainda há na Bahia aproximadamente 5 milhões de pessoas acima de 12 anos que não realizaram a primeira, segunda ou terceira dose/dose de reforço”, disse.
Yorumlar