Salvador 473: Capital está entre cidades com maior cultura empreendedora
- SC Noticias
- 29 de mar. de 2022
- 2 min de leitura
No ranking com as 100 cidades mais populosa do país, a capital baiana é a 19º

Por Davi Valadares
Com a mudança constante do mercado de trabalho, principalmente em meio à pandemia, a criatividade dos brasileiros precisou ser explorada. Enquanto alguns empreendimentos fecharam devido às dificuldades, outros se adaptaram às novas ideias e começaram novos negócios enxergando oportunidades no mercado atual. Segundo o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2022, estudo criado pela Endeavor e produzido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Salvador é a 19º cidade com maior cultura empreendedora do Brasil.
“No ranking geral o empreendedorismo continua concentrado em cidades do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, mas um olhar mais aprofundado por área nos permite ver que municípios do Nordeste [a exemplo de Salvador] e Norte também têm experiências bem-sucedidas relevantes. Essas experiências podem e devem ser replicadas no contexto pós-pandemia que vivemos, especialmente porque uma das marcas da atualidade é o rompimento das barreiras físicas e instalação permanente dos negócios digitais no País”, destacou o presidente da Enap, Diogo Costa.
Além do quesito cultura empreendedora, foram analisados fatores determinantes para o empreendedorismo, como ambiente regulatório (tempo de processos, tributação e complexidade burocrática); infraestrutura (transporte urbano e condições urbanas); mercado (desenvolvimento econômico e clientes potenciais); acesso a capital (operações de crédito por cidade, proporção relativa de capital de risco e capital poupado per capita); inovação e capital humano (acesso e qualidade da mão de obra básica e mão de obra qualificada). Na composição da nota final, Salvador ocupa a 39º posição entre os municípios brasileiros com melhor ambiente para o desenvolvimento do empreendedorismo.
Negócio Criado a pouco mais de oito meses, o Tcharris Pizza, no Rio Vermelho, é um exemplo da cultura empreendedora e inovadora dos soteropolitanos. Inaugurada em junho do ano passado pelo empresário Victor Tachard, 22, a pizzaria oferece aos clientes pizza frita. Nascida em Nápoles, na Itália, em meados de 1940, a pizza frita é uma exclusividade da Tacharris Pizza em Salvador.
“Não conheço ninguém que venda pizza frita aqui em Salvador. Nós abrimos no meio do ano passado. Estava eu e minha mãe sem trabalhar e decidimos inovar trazendo esse serviço que é muito comum em São Paulo. A aceitação do povo soteropolitano foi muita grande”, comentou Tachard
Além da Tcharris Pizza, vários outros negócios foram abertos no último ano. Conforme dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o número de micro e pequenas empresas criadas de fevereiro do ano passado a fevereiro deste ano em Salvador foi de 36.547. Os números correspondem a pequenos negócios, ou seja, empresas que faturam até R$ 4,8 milhões por ano.
"Durante os últimos dois anos surgiram muitos negócios, principalmente no segmento de alimentação. Percebemos o crescimento disso. Houve uma mudança até na forma de comercialização. Antes esses serviços de alimentação eram feitos 80% presencial e 20% delivery. Nesses últimos dois anos mudou muito e vários negócios passaram a atender 100% delivery. O E-commerce ajudou muito. Os aplicativos de mensagens se tornaram grandes parceiros e ferramenta fundamental dentro desses pequenos negócios”, destacou o especialista em pequenos negócios do Sebrae, Fabrício Barreto.










Comentários