Marinha celebra 200 anos do primeiro içamento nacional em navio de guerra
- SC Noticias
- 8 de nov. de 2022
- 1 min de leitura
Na oportunidade acontecerá, ainda, a cerimônia de entrega da Medalha Amigo da Marinha, em reconhecimento às instituições e personalidades civis e militares que se destacam

No dia 10 de novembro, às 07:30, a Marinha do Brasil realizará, a bordo do Navio de Desembarque Multipropósito Bahia (NDM Bahia), segundo maior navio da Força Naval, um cerimonial à bandeira comentado, em alusão ao primeiro içamento do Pavilhão Nacional em navio de guerra brasileiro a 200 anos atrás, para o qual é esperada a presença de autoridades civis e militares.
O evento integra o calendário de comemorações do bicentenário da independência do Brasil e ocorre no mesmo dia em que se comemora o Segundo Centenário da Esquadra Brasileira, criada para combater as forças navais portuguesas nas lutas pela independência do país. Seu surgimento significou para o Brasil a manutenção da unidade do nosso imenso território.
Na oportunidade acontecerá, ainda, a cerimônia de entrega da Medalha Amigo da Marinha, em
reconhecimento às instituições e personalidades civis e militares que se destacam no relacionamento com a Força e que, voluntariamente, contribuem com a Marinha do Brasil nas mais diversas áreas, incluindo na divulgação, junto à sociedade, dos valores e tradições da Marinha do Brasil, e da importância da mentalidade marítima, o que os torna elementos primordiais para o fortalecimento do Poder Marítimo do país.
Serviço: Cerimonial à Bandeira comentado e entrega da Medalha Amigo da Marinha Data: 10 de novembro de 2022 Marinha do Brasil: Protegendo nossas riquezas, cuidando da nossa gente www.marinha.mil.br Horário: às 07:30 Local: Porto de Salvador (entrada pela Contermas), a bordo do NDM Bahia










Comentários