Jerônimo Rodrigues marca reunião para apaziguar o PSD
- SC Noticias
- 15 de set. de 2023
- 2 min de leitura
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), está programando uma reunião com a bancada de nove deputados do PSD na Assembleia Legislativa

Por Mateus Soares
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), está programando uma reunião com a bancada de nove deputados do PSD na Assembleia Legislativa, que deve ocorrer na próxima segunda-feira (18) nas instalações provisórias do Executivo estadual, na Secretaria de Segurança Pública (SSP), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. O objetivo é tentar resolver as insatisfações dos parlamentares da legenda, que se recusam a apoiar a base aliada no Legislativo até que suas demandas sejam atendidas.
A raiz dessa insatisfação está nas queixas dos prefeitos sobre a queda de repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Muitos gestores municipais enfrentam dificuldades para pagar seus funcionários em dia e alegam que o governo Jerônimo não tem sido sensível às suas necessidades, pressionando assim os deputados estaduais.
Além disso, há reclamações antigas relacionadas à distribuição de cargos e ao pagamento de emendas, inclusive por parte de parlamentares do PT, mas a bancada do PSD foi a única a tomar uma posição mais radical, condicionando seu apoio ao governo no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia ao atendimento de seus pedidos.
Ontem, no entanto, o governador baiano negou, em conversa com a imprensa, que não tenha atendido prefeitos e parlamentares. “110 municípios já receberam a minha visita. 110 em oito meses. Não tem como a gente imaginar que não estou dando atenção aos prefeitos. Eu passo o dia inteiro com eles. Além de lá, o gabinete também está recebendo todos os prefeitos que pedem agenda”, disse o chefe do Executivo baiano.
Na ocasião, Jerônimo ainda brincou: “Deve ser o carinho e a saudade que eles estão tendo de mim, e também tenho deles, vou receber todos com muito amor”. É válido destacar que nenhum deputado do PSD marcou presença na sessão ocorrida nesta quarta-feira na Assembleia, que caiu por falta de quórum. Apenas quatro deputados da base aliada de Jerônimo compareceram.
Na pauta de votação estavam pedidos de empréstimo de até US$ 250 milhões de dólares do governo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Também estavam previstas a apreciação de projetos de autoria dos deputados e a resolução da Mesa Diretora da Assembleia que limita a concessão de honrarias por parte do Legislativo.
Jerônimo Rodrigues, recentemente, se reuniu com os líderes das bancadas na Assembleia, onde a líder do PSD, Ivana Bastos, expressou a insatisfação dos deputados de seu partido com o governo. Como resultado, o governador agendou uma conversa exclusiva com os parlamentares do PSD aliados.
Após esse encontro, Jerônimo terá reuniões separadas com os deputados das outras bancadas que apoiam seu governo na Assembleia, com o objetivo de discutir possíveis áreas de descontentamento. O líder do governo na Assembleia, Rosemberg Pinto (PT), afirmou que essas reuniões servirão para estreitar a relação entre o Executivo e o Legislativo e discutir projetos e ações de interesse da Bahia.
Comentarios