Educação fiscal é tema de encontro na Tribuna da Bahia
- SC Noticias
- 18 de mai. de 2022
- 2 min de leitura
Fiscalização do bom uso do dinheiro público e cidadania marcaram diálogo entre Marcos Carneiro e Walter Pinheiro. Instituto premiará as melhores propostas em educação fiscal no segundo semestre

Por Lily Menezes
Nesta terça-feira (17), o diretor-presidente da Tribuna da Bahia Antônio Walter Pinheiro recebeu na sede do jornal o presidente do Instituto dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia (IAF) Marcos Carneiro. Durante sua visita às históricas instalações da Tribuna, o representante da entidade representativa dos auditores conversou sobre a importância de conscientizar a população para a educação fiscal, para que se saiba o que é feito com o dinheiro pago em impostos e de quem cobrar sempre que for necessário, e reforçou o papel da imprensa no acompanhamento e fiscalização do uso do dinheiro público. “Não tem educação fiscal nesse país, isso é uma questão de cidadania. Estamos numa situação injusta, pois pagamos e não temos o serviço que deveríamos ter, na qualidade que deveríamos ter”, avaliou Carneiro.
Para dar um incentivo a mais aos projetos que incentivam a discussão sobre a utilização dos tributos e o acompanhamento dos gastos da arrecadação no Estado, o Instituto realizará a segunda edição do Prêmio IAF de Educação Fiscal na Bahia, confirmada para o segundo semestre deste ano. As inscrições estarão abertas a partir de julho, e os interessados poderão concorrer em quatro categorias: Imprensa, Escolas, Instituições e Tecnologia. Dentre os assuntos que podem nortear os projetos, estão conceitos básicos e função social dos tributos, a atuação do Fisco no Estado da Bahia, combate à sonegação e à corrupção, transparência e acompanhamento dos gastos públicos, dentre outros temas ligados à educação fiscal. Serão nove premiações em dinheiro, além da entrega de um certificado de reconhecimento.
As escolas são o principal foco do certame. “A intenção é mostrar para essas crianças, desde pequenininhas, a importância do tributo: para quem ele serve? Quem é que paga? Quando você compra qualquer coisa, um livro, um lápis, você está pagando por um serviço. E mostrar que isso vai para o Estado, pra realizar benefícios a serviço do cidadão”. Walter Pinheiro demonstrou apoio aos projetos do IAF, disse estar novamente aberto a dialogar e colaborar com a instituição, uma vez que recebeu representantes durante a primeira edição do Prêmio, realizada em 2021. O diretor-presidente da Tribuna acredita a necessidade de plantar desde cedo a semente da educação fiscal em cada cidadão, a fim de que ele saiba quanto paga de imposto, para onde esse dinheiro vai e o que será feito com essa importância. “Tem que estimular (a educação fiscal), principalmente nos mais jovens. É uma hora boa, quando a cabeça está mais livre. É uma atitude cidadã. Aqui, normalmente não fica destacado na nota o valor pago em imposto, só o valor final”, pontuou.
A conversa abrangeu ainda a realização do 6º Congresso Luso-Brasileiro de Auditores Fiscais, que acontece entre os dias 12 a 15 de junho em Salvador. Com o IAF como entidade anfitriã, o encontro congrega outras organizações de peso como a Associação Sindical dos Profissionais da Inspeção Tributária e Aduaneira (APIT) e a Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (FEBRAFITE). Neste ano, o tema inspirador é “Democracia e Desenvolvimento: A Agenda para o Futuro”. Durante o congresso, voltado para os profissionais do Fisco, juristas, contadores, pesquisadores e acadêmicos, haverá palestras com convidados nacionais e internacionais.










Comentários